Campanha Saúde Goiânia

por Redação

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira

Para diminuir as filas, pessoas dos grupos prioritários devem ficar atentas ao cronograma e procurar vacina no período certo para seu perfil

Começa na próxima segunda-feira, 17, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A abertura oficial em Goiânia será às 8h30 no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico. As doses estarão disponíveis em 37 salas de vacinas e a meta é imunizar, no mínimo, 315.865 goianienses até o encerramento da campanha, em 26 de maio. De acordo com a entrega das doses pelo Ministério da Saúde, foi estabelecido um cronograma para que todas as pessoas dos grupos com prioridade sejam imunizadas.

Por considerar que Goiânia receberá as doses contra a Influenza de forma parcelada, o cronograma para vacinação visa minimizar as filas e otimizar o atendimento aos grupos prioritários. O Estado de Goiás repassará, em sete remessas, um total de 370.850 doses para a Capital. É recomendado que as pessoas se organizem e acompanhem em quais dias a vacina estará disponível para o seu perfil. “Cada grupo apto a receber a vacina será imunizado em um período específico”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Robson Azevedo.

Na capital a estimativa total da população de risco para casos de influenza é de 368.747 pessoas. A meta é de que, no mínimo, 90% deste público seja imunizado, o que corresponde a 315.865 goianienses. A maior porcentagem é representada por idosos com 60 anos ou mais (127.724), seguida por crianças de seis meses até quatro anos (85.558) e por indivíduos com alguma doença que justifique a vacinação (60.786). Além da apresentação obrigatória de documento de identificação, para alguns grupos, é preciso comprovar a necessidade de receber a vacina, como prescrição médica, certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento profissional.

A população deve ficar atenta já que, além de datas específicas para cada perfil de pessoa, a SMS de Goiânia definiu também que a vacina contra a gripe estará disponível em 37 postos de saúde. ‘Enquanto algumas unidades oferecerão apenas doses contra a Influenza, outras continuarão com o serviço de vacinas de rotina‘, destaca Robson Azevedo. Em 12 salas da capital, será possível encontrar todas as vacinas, tanto as de rotina quanto as contra a gripe. Os postos de vacinação funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Trabalhadores e profissionais da saúde serão os primeiros a se vacinarem no período entre 17 e 20 de abril, mas, para isso, será necessário apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, como contracheque ou crachá com foto. No Dia “D” da vacinação contra a Influenza, no dia 13 de maio, todas as pessoas dos grupos de risco poderão procurar um dos postos para se imunizar.

De 24 a 28 de abril será a vez dos idosos receberem a vacina contra a gripe. Em seguida, o cronograma prevê doses para gestantes, puérperas e crianças de seis meses até quatro anos, pessoas com doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Confira os postos de vacinação contra Influenz

Serviço

Assunto: Abertura da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Data: 17 de abril de 2017 (segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante

Local: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, Qd. 216-A, Lt. 05, setor Pedro Ludovico, Goiânia – GO. Ao lado do Ciams Pedro Ludovico e próximo ao Campo do Goiás

 

Pedro Ferreira, da editoria de Saúde – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Foto: Anna Lúcia Almeida

 

Leave your comments

Post comment as a guest

0
terms and condition.

Comments